Archive for the ‘Outras Bebidas’ Category

Mezcal ou mescal é uma bebida alcoólica destilada, produzida a partir do sumo fermentado do agave. O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais “rústica”, sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila. Segundo a Declaração de Proteção de Origem é produzido nos estados mexicanos de Guerrero, Durango,   Continue lendo …

Categories: Outras Bebidas

A grappa ou graspa é uma bebida alcoólica de origem italiana. Tradicionalmente é feita a partir de bagaço, um subproduto do processo de vinificação. A grappa já existe desde a Idade Média. Possui entre 37,5% e 60% de álcool por volume e é semelhante ao licor orujo espanhol, e à aguardente portuguesa. A grappa é   Continue lendo …

Categories: Outras Bebidas

  A bagaceira é uma aguardente de vinho de origem portuguesa com teor alcoólico de 35% a 54% em volume, a 20°C, obtida a partir de destilados alcoólicos simples de bagaço de uva, com ou sem borras de vinhos, podendo ser retificada parcial ou seletivamente. É admitido o corte com álcool etílico potável da mesma   Continue lendo …

Categories: Outras Bebidas

Arak ou araq é uma bebida alcoólica destilada (~50%-63% vol. alc./~100-126 proof) da família do anis. É uma bebida clara, incolor, não adoçada, com sabor de anis, também classificada como aperitivo. É a bebida tradicional da Palestina, Israel, Líbano, Jordânia, Iraque,1 e da Síria, e é muito semelhante ao ouzo grego, à zivania cipriota e   Continue lendo …

Categories: Outras Bebidas

Como definir tão inebriante bebida? Poção do amor, bálsamo, elixir de longa vida, beberagem misteriosa dos alquimistas? Talvez os licores, misteriosamente, sejam um pouco de cada suposição. Independente do codinome que receba, o importante é adentrar a esse universo delicioso e tirar dele todo o prazer que essa bebida pode nos dar. Quanto a sua   Continue lendo …

A história da tequila está diretamente ligada ao encontro de duas culturas. Os mais consumiam um fermentado em rituais religiosos, os espanhóis tiveram a idéia de destilar esse líquido e o resultado foi um sucesso. Hoje é consumido em um shot com limão e um copo com a borda salgada. A autêntica tequila precisa ter   Continue lendo …

A história do absinto começa em 1792, quando o médico e monarquista francês Pierre Ordinaire, exilado na Suíça, utilizou a planta artemisia absinthum para fabricar uma poção digestiva. Poucos anos depois, ele adicionou 70% de álcool à fórmula para potencializar seus efeitos. O medicamento do doutor Ordinaire tornou-se coqueluche nos cantões suíços e rapidamente atravessou   Continue lendo …

Diz-nos a história que o Vermute era já tomado no século V a.C., como remédio para estimular o apetite e alegrar o espírito. Davam-lhe então o nome de «vinun de Hippocratium», grande médico da antiga Grécia. Os romanos, no século I, beberam-no misturado com mel, plantas aromáticas, medicinais e algumas maceradas com vinho puro. No   Continue lendo …

A cana-de-açúcar começou a ser cultivada nas Caraíbas, em 1433, no tempo de Cristóvão Colombo. Era transportada pelas esquadras de Colombo a partir das Ilhas Canárias. Nos princípios do século XVI surgiu o primeiro rum destilado a partir da cana-de-açúcar. Existem várias histórias e lendas sobre o rum que envolvem os piratas da época. Alguns   Continue lendo …

O Gin é mais precisamente difinido como um destilado retificado. Resulta da redestilação de bagos de zimbro, seguida de aromatização com vários tipos de ervas e plantas. O Gin ficou imortalizado pelo famoso drink chamado Dry Martini. A HISTÓRIA A Origem de Gin é retratada por volta do século XVII. Com a finalidade de desenvolver   Continue lendo …

Há cerca de 10 mil anos, o homem antigo descobriu, por acaso, o processo de fermentação, no que surgiram, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Mais tarde, a cerveja era produzida inicialmente pelos padeiros, devido a natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar   Continue lendo …

Existe uma grande discussão a respeito de a produção de vodka ter se iniciado ou não na Rússia. No final da década de 1970 as empresas russas produtoras de vodka foram ameaçadas de não mais poderem utilizar o nome vodka em suas bebidas sob o pretexto de que este nome (vodka) seria de uso exclusivo   Continue lendo …

A palavra whisky vem de uisge, que é uma forma abreviada de uisge beatha, gaélico para água da vida. Antes do século XIIIV os escritores o definiam como usquebaugh ou aqua vitae. A produção de uísque na Escócia provém de várias tradições que foram introduzidas por São Patrício da Irlanda no século IV ac., e   Continue lendo …