« Anterior | Próximo »

Italo Brasileiro, descende por parte de pai das famílias italianas,  Bertin,  Scherma, Cantelli e Naressi e por parte de mãe tem ascendência italiana , austríaca e portuguesa. A família foi pioneira na produção de cachaça de alambique em Pirassununga e influenciaram toda a expansão da cachaça na região norte do estado de São Paulo. Pirassununga virou sinônimo de cachaça através dos engarrafadores que conseguiram canalizar a produção de mais de 100 alambiques e pequenos produtores para o mercado, especialmente atraves da marca 51, que depois passou a adquirir cachaças fabricadas em usinas.

Nascido em São Paulo, atuou no setor de bens de consumo e varejo. Após anos em viagens e trabalho em diversas regiões do pais e exterior, em 2003, decidiu que iria colocar em pratica de forma profissional , um negocio que fosse rentável e que valorizasse e revitalizasse a cultura da cachaça em sua família em Pirassununga. A tradição da cachaça artesanal estava sendo gradativamente perdida na cidade porque as industrias trouxeram a escala, mas diminuíam a diversidade de produtores que antes havia na cidade. Os engenhos de sua família, embora funcionem ininterruptamente até hoje já estavam antigos e desgastados.

Junto com seu pai, conversou com o primo “Baiu” (Genor Alfeu Scherma) e outros parentes sobre o seu plano . A ideia era engarrafar cachaças produzidas por eles em seus alambiques. Foi feito e permanece até hoje com as cachaças Schermann e Bayu.

Em 2008 surgiu a oportunidade de adquirir a ” Sapucaia Velha” , de Pindamonhangaba/SP marca de renome, que já tinha grande tradição na produção de cachaça de alambique no Vale do Paraiba e que já exportava seus produtos para outros estados e exterior. Uma bela historia se passou nesse processo de aquisição e mudança..

Iniciou-se nesse período a construção das novas instalações em Pirassununga e uma grande mudança de equipamentos para a cidade aconteceu. Grande parte das pessoas observou esse movimento com olhar cético “aguardando” para ver o final. Muitas carretas chegaram ao novo Alambique Sapucaia, em Pirassununga, na antiga propriedade de seus pais, no Bairro do Roque.

A mudança de cidade tinha um objetivo de dar equilíbrio a cidade de Pirassunuga, para que se aperfeiçoasse e desenvolvesse produtos renomados de cachaça artesanal, de alambique, da mesma forma que possui as grandes fabricas como 51 e 21. E, depois de anos, isso já está se tornando realidade.

Quem Somos - Cachaça Sapucaia Alexandre Bertin

Cachaça Sapucaia Quem Somos Alexandre Bertin

O movimento da Sapucaia tem despertado outros movimentos na região, novos produtores investindo e antigos produtores se aprimorando. A população entendendo mais sobr   e o assunto, estabelecimentos comerciais mudando uma cultura antiga.

Atraves desse movimento que a Cachaça Sapucaia tem realizado, atualmente a cidade de PIRASSUNUNGA tem compreendido melhor qual deve ser o papel da cidade que é o berço da cultura da cachaça no Brasil, dentro do estado e do pais e que representa de forma tão clara a relação do povo com o destilado de maior expressão e consumo no Brasil. A cidade de Pirassununga é o marco de evolução deste produto e todos os responsáveis por isto são pessoas desta cidade e região. Desde aqueles que iniciaram a saga, criando os alambiques na zona rural, até os empresários que souberam expandir comercialmente a cachaça como um negocio grande e rentável.

certificado alexandre bertin mestre alambiqueiro

Alexandre Bertin é o proprietário e produtor da Cachaça Sapucaia, além de diversos outros produtos, como Gin, Rum, Vodka e Licores. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Catolica de Santos e Pos Graduado em Gestão Estrategica de Marketing, experiente profissional de mercado, com passagens por empresas de grande porte em funções de direção , dedica-se a marca Sapucaia, promovendo sua continuidade e expansão.

É formado também em produção de cachaça, como mestre alambiqueiro, além de cursos em diversas áreas.

Palestrante da área de bebidas, especialmente na área de formação universitária, faz frequentemente aulas para estudantes  de cursos da área, participa de debates e da entrevistas constantemente sobre o tema.

certificado unicamp palestra cachaca alexandre bertin

unesp palestra cachaca alunos

Alexandre Bertin imprensa6

Presidente da Confraria Paulista da Cachaça, entidade que está levando conhecimento para um numero imenso de pessoas no Estado de São Paulo. www.paulistas.net

É também oficial de Artilharia do Exercito, formado pelo Centro de Preparação de Oficiais de São Paulo CPOR SP, na turma de 1988.

Atualmente o Alambique Sapucaia está operando tambem em sua nova fabrica, no municipio de Pirassununga, devidamente registrada no MAPA – Ministerio da Agricultura sob numero SP 001374-9 apto a produzir todo tipo de bebidas alcoolicas existentes no mercado nacional. (vide abaixo)

Registro de Estabelecimento Alambique Sapucaia

Registro de Estabelecimento Alambique Sapucaia
Registro de Estabelecimento Alambique Sapucaia
Categorias: Cachaça Sapucaia