« Anterior |

Final do ano chegando . Se esta na duvida sobre as melhores opções de cachaça para usar aqui ter boas informações – QUAL A MELHOR CACHAÇA PARA FAZER CAIPIRINHA?

Mesmo se tratando de uma receita tradicional, sempre surge a dúvida de qual melhor cachaça para fazer a melhor caipirinha.

Mas o que é a Caipirinha?  A Caipirinha é uma receita simples mas é regulamentada no Brasil.

Regulamento da Lei No. 8.918, de 14 de julho de 1994, Decreto 6.871, de 04 de junho de 2009, Capítulo VII, Seção VI, artigo 68:

Parágrafo § 5o A bebida prevista no caput, com graduação alcoólica de 15% a 36% em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha (bebida típica do Brasil), facultada a adição de água para a padronização da graduação alcoólica e de aditivos.

Caipirinha é com limão: Sabemos que há inúmeras maneiras ou jeitos de se fazer a caipirinha, mesmo se tratando de uma receita tradicional, mas a fruta usada é o limão.

Caipirinha é com Cachaça : Muito importante entender que a caipirinha deve ser feita com cachaça e não outro destilado. Não existe caipirinha com outros destilados. Valorize o produto nacional

- A melhor caipirinha é com Cachaça industrial ou artesanal?

- A melhor Caipirinha é com Cachaça pura (branca) ou envelhecida?

Nao há uma cachaça específica para fazer a caipirinha, e isso é bom, pois o nosso principal drink se torna ainda mais democrático, mas temos alguns tipos de cachaças que deixará sua caipirinha ainda mais saborosa.

Mas afinal, qual é a melhor cachaça para fazer caipirinha?

Embora haja vários mitos e teorias, de fato há um tipo de cachaça ideal para se preparar a caipirinha. A cachaça artesanal de qualidade, por exemplo, faz muita diferença no preparo da caipirinha frente à cachaça industrial, isto por que na produção da cachaça artesanal utiliza o alambique de cobre na destilação, o que proporciona uma bebida mais fina e rica em sabores e aromas. O próprio cobre também agrega à cachaça eliminando odores desagradáveis comuns em bebidas destiladas em colunas. Além disto, na produção da cachaça artesanal, há a separação da cabeça e da cauda, deixando apenas o coração na destilação, isto quer dizer que a parte ruim da bebida após o processo de destilação é retirada, deixando apenas a parte “boa”.

Portanto, a cachaça de alambique é a mais adequada e faz ser a melhor opção na preparação da caipirinha. E não se engane quanto aos preços das cachaças artesanais em comparação ao preço das cachaças industriais, temos no mercado diversas opções de cachaças artesanais de qualidade com preços bem acessíveis para você preparar seus drinks.

Tipos de cachaças para preparar a melhor caipirinha

Como já adiantamos, a cachaça de alambique tende a ser melhor no preparo da caipirinha do que a industrial.

Dentre as cachaças para preparação da caipirinha perfeita temos opções das cachaças brancas e as cachaças envelhecidas em madeiras neutras.

As cachaças brancas ou pratas são descansadas em tonéis de inox e possuem transparência e maciez, o que para muitos são características ideais no preparo da caipirinha, pois seus aromas são suaves e mais neutros.

Já as envelhecidas em madeiras neutras não transferem tanta cor para a cachaça, mantendo a bebida ainda transparente e maciez, mas deixando um leve sabor amadeirado, tais como cachaças envelhecidas em madeiras de Amendoim por exemplo

Sugestão de cachaças para o preparo da caipirinha perfeita

SAPUCAIA CRISTAL

Sapucaia Cristal 750ml – Cachaça Branca, não envelhecida, resultado de um blend com 3 tipos de cachaças brancas especiais produzidas pela Sapucaia.  Cachaças do ano e anos anteriores e outros tipos selecionados em nossa fabrica, receitas sigilosas.

Pode comprar em :
Casa Santa Luzia 
Paladar Apurado

 

 

Sapucaia Florida Amendoim

Sapucaia Florida Amendoim 700ml – Cachaça Envelhecida em Barris de Amendoim, madeira que não agrega cor, mas amacia e melhora muito a cachaça, dando suavidade e caracteristicas sutis de madeira, mas mantendo a neutralidade e originalidade da cana de açucar presente na cachaça. Muito indicada para drinks.

Pode comprar em:
Amburana.com 
Cachaça Express

 

 

SAPUCAIA FLORIDA CARVALHO red

 

Sapucaia Florida Carvalho - Envelhecida em Barris de Carvalho. Ja apresenta um toque mais amadeirado que combina muito bem com caipirinhas. O Carvalho ajuda a amaciar e passa um adocicado que traz uma suavidade para a caipirinha.

Pode comprar em:
Mercado da Cachaça
DogarD Club
Cachaçaria dos Amigos

 

Cachaca Senzala Ouro 600

Cachaca Senzala Ouro 600

 

Senzala Ouro 600 ml – Envelhecida em Barris de Carvalho. Ja apresenta um toque mais amadeirado que combina muito bem com caipirinhas. O Carvalho ajuda a amaciar e passa um adocicado que traz uma suavidade para a caipirinha.

Pode comprar em:
Amburana.com
Cachaçaria Brasileira
Cachaçaria dos Amigos

 
Confira a receita para preparar uma Caipirinha perfeita

Veja nosso video – receita de Caipirinha com o Mestre Derivan aqui : http://www.cachacasapucaia.com.br/?p=689
 

 
Aposto que muitas vezes você já se perguntou qual a receita ideal para fazer a caipirinha perfeita. Apesar de ser um drink fácil de preparar, é comum o drink acabar saindo muito doce, com muita cachaça ou muito gelo. Pois saiba que o simples pode te surpreender, basta seguir algumas dicas, confira:

Ingredientes:
- Gelo
- 1 Limão Taiti
- 50 ml de uma boa cachaça de alambique
- 2 colheres de chá de açúcar

 

Categorias: Notícias